sexta-feira, 15 de julho de 2011

Acontece em São Paulo: Tanabata Matsuri, o Festival das Estrelas






O Festival das Estrelas - São Paulo Tanabata Matsuri é conhecido como a maior festividade tradicional do Japão no Brasil. Festeja-se o único dia do ano em que a princesa Orihime e seu amado Kengyu podem se encontrar. Neste dia, as pessoas fazem pedidos e desejos e os escrevem no tanzaku (uma papeleta colorida). As papeletas são então amarradas em altas hastes de bambu, formando uma linda imagem de desejos e sonhos.

As ruas do bairro paulistano da Liberdade prestam homenagem ao lendário sentimento de amor e carinho entre Orihime e Kengyu, proporcionando aos visitantes uma beleza única com os enormes enfeites de papel colorido suspensos, enormes caudas ao balanço do vento, com leveza e graça imitando os cometas cruzando o céu.

A festa acontece nos dias 23 (à partir das 14h30) e 24 de Julho de 2011 (sábado e domingo) na Praça da Liberdade, com shows de dança, concursos de desenho, haikum enfeites e outros, além da eleição da Miss Tanabata Yukata.

A Praça da Liberdade fica nas esquinas das ruas Galvão Bueno com Rua dos Estudantes e quem puder conferir, vale a pena! Eu vou lá, fazer os meus pedidos e render meus tributos a este povo admirável.




A Lenda do Tanabata:

Uma antiga lenda, criada há quatro mil anos e inspirada nas estrelas Vega e Altair, conta a estória de uma certa Princesa Orihime e seu amado Kengyu.
A Princesa Orihime era uma excelente tecelã e confeccionava a mais perfeita seda de que se tinha notícia. Preocupado com sua excessiva dedicação, o rei ordenou que ela se distraísse, dando passeios diários pelo reino. Em uma dessas ocasiões, Orihime conheceu o pastor Kengyu e os dois se apaixonaram.

Esquecendo-se completamente de suas obrigações, a princesa tecelã e o pastor dedicaram todo o tempo a esta paixão e por este motivo foram castigados, sendo transformados em estrelas e separados pela via láctea.Comovido com a tristeza do casal, o Senhor Celestial permite um único encontro anual entre os dois, num dia de julho.
Em agradecimento à dádiva recebida, o casal atende aos pedidos feitos em papéis coloridos (irogami) e pendurados em bambus (sassadake).




Um comentário:

  1. História linda! Gosto muito da cultura oriental, é tudo muito delicado e bonito. Adorei conhecer esta lenda, e o seu significado nesta festa linda no bairro da Liberdade.
    Beijos!!

    ResponderExcluir